domingo, 21 de dezembro de 2008


Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia, Fernando Ribeiro, inicia a seção saúdando todos os presentes e agradecendo a presença de todos,lembrando que no final desta assembleia a Fanfarra iria desfilar no Lar dos menos jovens para desejar um Próspero Natal aos utentes daquele centro, de seguida deu a palavra a Joaquim Ferreira, Presidente da Fanfarra.
Após as respectivas saúdações, fala das dificuldades que o grupo tem vivido entre financeiras e de falta de pessoal. Com alguma emoção lembrou os demais elementos que outrora contribuiram neste grupo com alma e coração e que por um ou outro motivo já não se encontram no grupo.
Sr. Carlos Pereira, Presidente do grupo Falclore da Madalena, apos saudações e os respectivos parabéns à Fanfarra, citou os mesmos problemas que vive no seu grupo, realçando o valor das pessoas que representam os diversos grupos.
Sra. Elisa Olivera, Presidente da A.S.S.M., também realça o grupo e a sua prolongada existencia, lembra a todos os presentes que aquilo que fazem também é solariedade social, é de saudar todos os que em um ou outro grupo dão um pouco deles aos outros.
Sr. Comandante dos Bombeiros de Valadares, Eduardo Loureiro, que por acaso também é sócio da Fanfarra, dirige-se directamente aos elementos presentes do efectivo da Fanfarra, saúdando-os, lembrando os demais elementos que por cá passaram para que jamais sejam esquecidos, também foi com o seu contributo que o grupo aqui chegou. Citando apenas dois nomes que por sinal estavam presentes na sala, dois elementos do corpo gerente do grupo que por acaso até são fundadores deste mesmo grupo, Sr. Fernando Ribeiro e Sr. Joaquim Ferreira. Também incentivou a cada um dos elementos a contribuir para atenuar a crise tentando cada um convidar uma pessoa para se juntar ao grupo. Citou o vulontariado do grupo, em que a Fanfarra é um grupo muito importante nas romarias e festas, não sendo uma banda de musica é essencial na animação das mesmas.
Sr. José Carlos, Presidente da Junta de Freguesia da Madalena, lembra a evolução dos fanfarristas que muitos dos que aqui estão iniciaram muito jovens, hoje são adultos e com descêndencia no grupo. Frisou a força que o Sr. Ferreira impõe na luta contra a crise, citando que a Junta de Freguesia não tendo verbas suficientes para apoiar mais o grupo, em outra altura deu um apoio importante ao grupo, cedendo um espaço nas instalações da Junta de Freguesia para que o grupo podesse fazer os ensaios e guardar os respectivos instrumentos, e que está dispunivel para ceder qualquer espaço que esteja sob alçada da J.F.M. Lembrou o serviço de cidadania que os elementos prestão à sociedade, dedicando uma boa parte do seu tempo ao grupo ao serviço da comunidade. Terminou desejando a todos um Santo e Feliz Natal.